Tem a política portuguesa género? | Nas livrarias esta semana

Publié par Alexandra Louro le

«Mulheres, Liderança Política e Media», da autoria da investigadora Carla Martins, é o mais recente título da coleção Media & Jornalismo, da Alêtheia Editores, que chega esta semana às livrarias. A obra é apresentada a 13 de Outubro, pelas 18.30 horas, na Casa da Imprensa, em Lisboa, por Mário Mesquita, Carla Baptista e Carlos Magno.

O tema está na ordem do dia. Em vésperas de eleições legislativas, torna-se jornalisticamente pertinente comparar o número de mulheres que encabeçam as listas candidatas pelas várias formações políticas ou antecipar o sucesso da Lei da Paridade na obtenção de um maior equilíbrio entre homens e mulheres nos órgãos de poder. No horizonte das eleições presidenciais de 2016, candidaturas femininas são apresentadas como quebrando barreiras. A gravidez e nudez, ostensivamente exibidas num contexto político, geram intensa controvérsia pública.

A obra, que resulta da tese de doutoramento da autora, propõe um novo olhar sobre a política e o jornalismo da perspetiva do “género”. Este é um campo de investigação pouco explorado, dado o escasso número de mulheres que até à data chegaram ao topo da liderança política em Portugal. Mas trata-se de uma pesquisa fundamental: o mundo político é inseparável do espaço de mediação jornalística, para onde confluem os poderes e onde se constrói (e destrói) a visibilidade pública.

De uma outra perspetiva, questiona-se se o género dos atores políticos influencia a narrativa jornalística, de certo modo ativando certos estereótipos sexuais. A política tem género sob o olhar dos e das jornalistas? Por exemplo, as mulheres políticas são mais escrutinadas por atributos como a aparência física ou a idade ou mais associadas à esfera privada e familiar?

Carla Martins é licenciada e mestre em Filosofia, pela Faculdade de Letras de Coimbra, e doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL. Docente da licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona. É investigadora do Departamento de Análise dos Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social desde Agosto de 2006. Atualmente desempenha também funções de assessora da Presidente da Assembleia da República.

Mais sobre o livro aqui.

«Mulheres, liderança política e media» | Carla Martins | Alêtheia Editores| 366 páginas | €15,00


Partager ce message



← Message plus ancien Message plus récent →