14 figuras da vida portuguesa escrevem sobre obras de misericórdia

Posted by Alexandra Louro on

Amanhã, dia 17, pelas 18.30 horas, será apresentado por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, no Museu de S. Roque, a obra «14 obras de Misericórdia», promovida pela Santa Casa da Misericórdia do Porto e que reúne textos de 14 figuras da vida portuguesa, sob fotografia de Miguel Nogueira e Luís Barbosa.

Às 14 personalidades foi lançado o desafio de escrever à luz do quotidiano sobre os diferentes actos de misericórdia corporais e espirituais: o chef de cozinha João Pupo Lameiras, dedica-se a «dar de comer a quem tem fome»; a maestrina Joana Carneiro escreve sobre «dar de beber a quem tem sede», a jornalista Inês Teotónio Pereira «veste os nús»; o músico João Gil dá «pousada aos peregrinos»; o jornalista televisivo Júlio Magalhães visita os enfermos; o ex-presidiário e fundador da Amademia Johnson Johnson Semedo visita os presos; o jornalista Pedro Sousa Pereira «enterra os mortos»; enquanto o actor Rúben Gomes dá «bons conselhos»; já o colunista João Pereira Coutinho «ensina os ignorantes»; a professora universitária Felisbela Lopes escreve sobre «corrigir com caridade os que erram»; o humorista José Diogo Quintela consola os aflitos; o ex-futebolista Vítor Baía tem a missão de «perdoar as injúrias»; o cronista Henrique Raposo  suporta «com paciência as fraquezas do nosso próximo; e D. Isabel de Bragança reza «a Deus por vivos e defuntos».

O livro, que será apresentado por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, é prefaciado pelo Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos e tem uma introdução do provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares. A sessão contará igualmente com o Provedor da Santa Casa Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes.

 

«14 obras de misericórdia» | 144 pp | 17 € | Alêtheia Editores

 

Mais sobre a obra aqui.


Share this post



← Older Post Newer Post →